fbpx

Dicas para utilizar o Engate de Reboque

Engate de Reboque no seu veículo

Está pensando em colocar um engate para reboque em seu veículo?

Então confira essa dicas e orientações que trouxemos no #GuiaFAMIT para você.

Antes de tudo, é muito importante que você se certifique de que as empresas fabricante do engate esteja registrada no Inmetro.

Neste link do site do instituto – http://bit.ly/inmetro-empresas-engate – você pode conferir uma lista com as empresas que fabricam os engates no Brasil e estão em conformidade com as normas.

Repare que há também, nesse link, a informação sobre os modelos de veículos para os quais os engates de cada fabricante são destinados. Ou seja, você precisa instalar um modelo compatível com a marca e modelo do seu automóvel.

Atente também para que a PLACA TRASEIRA de seu veículo não fique encoberta com a colocação do engate. Se isso acontecer, você estará sujeito à ser autuado por infração gravíssima, prevista no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, com penalidade de multa e apreensão do veículo.

Conforme o Contran, deve ser fixada, em local visível do engate, uma plaqueta, em que uma das informações obrigatórias é a capacidade máxima de tração do veículo (CMT). É possível registrar essa informação pois os engates são fabricados especificamente para determinados modelos de veículos.

Reboque para Veículos - FAMIT

Uma dica muito importante é, portanto, respeitar a CMT indicada na plaqueta.

Se você não está familiarizado com o termo, capacidade máxima de tração é uma medida que corresponde ao peso máximo que o veículo é capaz de tracionar.

Jamais carregue o reboque com um peso maior do que o indicado, caso contrário você estará ignorando as limitações do veículo e correrá um grande risco de danificá-lo.

A lei sobre engate de reboque surgiu para regulamentar a instalação desses equipamentos. As regras constam na Resolução Nº 197/2007 do Conselho Nacional de Trânsito.

Continue acompanhando o Blog da FAMIT e fique por dentro das dicas e orientações para transporte e manutenção do seu reboque 💻👉 http://bit.ly/blog-famit


Acesse nosso portfólio completo de produtos: Clique aqui!

Entre em contato pelo Whatsapp para tirar dúvidas e solicitar orçamentos.

Siga a FAMIT nas Redes Sociais:
Facebook
Instagram
Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá! 👋
Em que podemos te ajudar?