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Problemas com o Reboque e como evitá-los

Você já teve problemas com o reboque enquanto transportava a carga na estrada? Então confira as Dicas da FAMIT para identificar e evitar as falhas mais comuns.

Existem muitas razões pelas quais os componentes do seu trailer podem apresentar problemas e falhas durante o transporte e, a maioria desses problemas com o reboque podem ser evitados com uma manutenção cuidadosa e um olhar atento.

Problemas com o Reboque - FAMIT

1. Superaquecimento dos Rolamentos

Problemas com rolamentos super aquecidos são muito comuns em reboques. Com o tempo de uso, a graxa do rolamento pode se dissipar devido ao calor extremo ou a perda por “infiltração” de água no conjunto. Sem graxa, a água que entra no rolamento irá corroer o aço e principalmente bloqueará a lubrificação, ocasionando o superaquecimento e o colapso do conjunto, podendo inclusive causar o desengate da roda do reboque.

Dois indicadores de rolamentos com problemas são ruídos e temperatura elevada. Sendo assim, procure manter ou ouvidos atentos durante o trajeto e quando estacionar, verifique se há um aquecimento excessivo no conjunto de rodagem.

A dica de manutenção é mudar os rolamentos uma vez por ano e manter um kit completo de substituição em seu carro, para emergências, certificando-se de ter as ferramentas corretas para fazer a troca, evitando mais problemas com o reboque.

2. Pressão Incorreta dos Pneus

O pneu do reboque é tudo que separa sua carga, muitas vezes valiosa (como barcos por exemplo), do asfalto.

Então, se os pneus da carreta estiverem muito baixos, há uma boa chance de você expor a parede lateral deles, que é mais “fraca”, ao contato com a estrada e danificá-los. Também, vale ressaltar que o excesso de pressão do pneu é igualmente perigoso.

Ajuste sempre a pressão dos pneus de acordo com o terreno que irá enfrentar e busque utilizar, se puder, pneus de 8 camadas designados para cargas de reboque. Evite os pneus de perfil baixo, que podem parecer “legais” visualmente, mas não oferecem o mesmo efeito de amortecimento de um pneu mais alto.

3. Suspensão Danificada

Se o seu reboque utiliza um conjunto de suspensão de lâminas verifique sempre se elas não estão desalinhadas ou se há algum espaçamento suficiente para que você veja luz entre as camadas. Caso verifique algum desses problemas, está na hora de trocar a suspensão. Se você costuma passar por terrenos mais difíceis, considere fazer um “upgrade” para um conjunto de suspensão mais pesada ou um modelo off-road.

Confira também os jumelos, que são as peças que fazem a articulação para que o feixe de mola consiga trabalhar adequadamente. Jumelos curtos acabam por “enforcar” a suspensão, impedindo o trabalho correto dos feixes. As buchas internas dos jumelos também deve ser conferidas, pois quando estão desgastadas fazem muito barulho e causam desalinhamento.

4. Sistema de Freio mal ajustado

Os sistemas de freio hidráulicos, mecânicos ou elétricos são excelentes para o transporte do reboque, quando estão funcionando corretamente. Mas eles precisam de manutenção e ajustes regulares, feitos por um mecânico qualificado.

Os cabos do sistema de freio também devem ser inspecionados regularmente para verificar se há desgastes. Seja por pastilhas ou lonas, os freios devem ser checados com frequência, ainda mais quando o reboque passou muito tempo parado.

5. Ferrugem

A ferrugem é responsável por muito mais problemas com o reboque do que as falhas em componentes mais complexos ou imperícia na direção. Isso porque, o chassi e os componentes de aço, especialmente as seções em caixa, enferrujam de dentro para fora, e assim são muito difíceis de identificar.

É muito importante que você faça uma inspeção cuidadosa por baixo do reboque regularmente, verificando todas as parte metálicas, particularmente em torno das junções e seções inferiores, especialmente se você mora ou viaja constantemente para regiões litorâneas.


Se você estiver comprando um reboque, trailer ou carreta de segunda mão, verifique com extremo cuidado e atenção a parte de baixo do mesmo, antes de fechar a compra. Ferrugem e componentes desgastados podem ocasionar problemas sérios e gerar muito prejuízo, além de afetar a sua segurança.

Opte sempre por peças originais e homologadas para seu reboque, como as produzidas pela FAMIT, que garantem a segurança e durabilidade do seu trailer ou carreta.


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