fbpx

O que você precisa saber para ter um Food Trailer de Sucesso

Dicas para Emplacamento de um Reboque Veicular

No crescente mercado das comidas de rua, o Food Trailer caiu nas graças do público brasileiro e tem se estabelecido como modelo de negócios. Mas o que é necessário para ter um Food Trailer de sucesso?

A FAMIT é uma empresa especializada em peças e acessórios para o seu Food Trailer, garantindo a segurança e praticidade do seu ambiente de trabalho. Segundo a ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), o crescimento anual do ramo de Food Trucks cresceu 15,57% no ano de 2013, o equivalente à 116 bilhões de reais, e estima-se que estes valores só aumentam no decorrer dos últimos anos.

Ainda de acordo com a ABIA o segmento de Food Trucks também inclui Food Trailers, além de barracas e vendedores ambulantes. Aproximadamente 2% da população encontra sua fonte de renda neste ramo dos Food Trucks. É um segmento de sucesso pois existe a possibilidade de migrar e estar sempre em sincronia com o seu público alvo, uma ótima estratégia tanto para novos empreendedores quanto para restaurantes que buscam expandir seu ponto de venda fixo.

Para começar, defina o seu plano de negócios, tendo em mente a sua especialidade e o seu diferencial em relação aos seus concorrentes. São várias possibilidades de especialização neste mercado, você pode atender um segmento gourmet oferecendo pratos quentes, sanduíches e cervejas artesanais ou então, pode se distinguir vendendo comidas típicas como culinária japonesa, árabe, americana ou afins. A partir de então, você irá planejar todo o funcionamento do seu Food Trailer, quem serão seus fornecedores, como ocorrerá a logística dos suprimentos, como será realizado o preparo dos itens do seu cardápio, ou seja, tudo que será necessário para o funcionamento do seu Food Trailer.

Existem alguns modelos de planos de negócios disponíveis online já pré-estabelecidos, basta preencher. Confira um modelo estabelecido pelo SEBRAE clicando aqui.

Agora que você já planejou todo o funcionamento do seu negócio, já está apto para sair nas ruas com seu Food Trailer funcionando à todo vapor, certo? ERRADO!

Existem uma série de procedimentos legais para o funcionamento seguro do seu Food Trailer. Primeiramente, é necessária a constituição da sua empresa com um CNPJ, que pode ocorrer através do MEI (Microempreendedor Individual), ideal para uma empresa com faturamento anual de até R$ 81 mil com no máximo 1 empregado, ou então, através da criação de uma microempresa.

Após esta etapa, será necessário se adequar às legislações sanitárias do seu município. Em muitos casos, seu Food Trailer passará pelas vistorias da vigilância sanitária e da anvisa. Isto garante que elaboração dos seus alimentos é segura e livre de contaminação, além de obrigatória é importante para garantir a confiança dos seus clientes.

Falando em segurança, é importante seguir os regramentos da brigada de incêndio e do PPCI tanto em eventos quanto em localizações movimentadas. É imprescindível este cuidado se o seu Food Truck possui uma cozinha completa com utilização de energia elétrica, gás e produtos químicos. Garanta a segurança de todos os envolvidos no seu trabalho.

E como seu Food Trailer é um veículo, não poderíamos deixar de alertar para as documentações necessárias junto ao DETRAN. Lembre-se que de acordo com a legislação seu Food Trailer é um reboque, e como tal, necessita de emplacamento. Confira nossas dicas para o emplacamento do seu Food Trailer, clique aqui. Lembre-se sempre que a FAMIT é empresa referência em peças e acessórios para Food Trailer, com produtos de alta qualidade e segurança total.

Quando for escolher um local para o seu Food Trailer, também será necessário se adequar às leis municipais, afinal, estacionar seu Food Trailer em um local irregular é ilegal e passível de multa, procure se informar sobre os locais designados dentro do mapeamento da cidade para o funcionamento dos Food Trailers. Em algumas cidades, o Food Trailer só é permitido em propriedades privadas como os parques de Food Truck.

Com todos os trâmites legais resolvidos, você está pronto para escolher o local apropriado para o funcionamento do seu Food Truck. A última dica para manter-se no mercado com sucesso é: preste atenção no seu cliente, prezando pela fidelização através um bom atendimento mas também observe seus costumes. Algumas questões podem te ajudar a entender quem é o seu cliente:

  • Quais alimentos são os mais solicitados?
  • Qual a recepção do seu cliente em relação à sua comida?
  • Qual o produto com menor saída?
  • Quando há variação nas vendas? Existe sazonalidade?
  • Quais lugares e eventos o seu público alvo frequenta?

Conforme o comportamento do seu cliente, vá sempre atualizando o seu plano de negócios e perceba se a demanda do seu cliente está em harmonia com suas ações e objetivos. Isto irá garantir o bom gerenciamento do seu Food Trailer.


Continue seguindo a FAMIT para receber mais dicas sobre o segmento de Food Truck, e confira nossas soluções em peças e acessórios para Food Trailer. Acesse nosso portfólio completo de produtos: Clique aqui!

Siga a FAMIT nas Redes Sociais:
Facebook
Instagram
Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá! 👋
Em que podemos te ajudar?