A instalação das conexões elétricas para reboques, carretas e trailers deve ser feita seguindo norma ISO 1724 que estabelece o tipo de conector, sequência de ligação, cores de fios e bitola do fio.
A instalação das conexões elétricas para reboques deve ser feita seguindo norma ISO 1724 que estabelece o tipo de conector, sequência de ligação, cores de fios e bitola do fio.
Esta norma estabelece um padrão para a instalação elétrica dos reboques, e independente da marca do reboque e do engate instalado no veículo rebocador, ambos deverão coincidir.
Os conectores de 7 pinos seguem a ISO 1724 e são os mais comuns em carro de passeio e caminhão leve com sistemas de 12V. Para o seu reboque/trailer rodoviário é obrigatória a instalação do conector de 7 pinos modelo 12N, que é responsável pela conexão com das luzes exigidas pelas normas de trânsito (piscas esquerdo e direito, meia luz e luz de freio). Os conectores 12N possuem uma configuração onde os pinos 2, 5 e 7 são invertidos dos demais.
Confira o diagrama do conector e o guia de ligação dos fios:
Veja as orientações da ISO 1724 sobre a ordenação, cores e dimensões do cabeamento elétrico:
É importante ficar atento pois é bem comum o pino 3 (terminal terra) do conector 12N não ser utilizado nas instalações tanto da tomada do veículo quanto do reboque por alguns fabricantes, que costumam utilizar o aterramento que passa pelo acoplamento da esfera com a trava de engate. Esse erro costuma gerar problemas em trailers equipados freio elétrico onde é necessária alta corrente elétrica, trailers com lanternas LED que podem oscilar a luminosidade e também em conjuntos de acoplamento mais desgastado diminuindo o contato elétrico.
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1 Comentário
Muito obrigado pela explicação detalhada,ajudou muito!