fbpx

Conexões elétricas para Reboques

A instalação das conexões elétricas para reboques, carretas e trailers deve ser feita seguindo norma ISO 1724 que estabelece o tipo de conector, sequência de ligação, cores de fios e bitola do fio.

Dúvidas sobre as conexões elétricas para reboques, carretas e trailers? Veja as orientações do #GuiaFAMIT.

A instalação das conexões elétricas para reboques deve ser feita seguindo norma ISO 1724 que estabelece o tipo de conector, sequência de ligação, cores de fios e bitola do fio.

Esta norma estabelece um padrão para a instalação elétrica dos reboques, e independente da marca do reboque e do engate instalado no veículo rebocador, ambos deverão coincidir.

Os conectores de 7 pinos seguem a ISO 1724 e são os mais comuns em carro de passeio e caminhão leve com sistemas de 12V. Para o seu reboque/trailer rodoviário é obrigatória a instalação do conector de 7 pinos modelo 12N, que é responsável pela conexão com das luzes exigidas pelas normas de trânsito (piscas esquerdo e direito, meia luz e luz de freio). Os conectores 12N possuem uma configuração onde os pinos 2, 5 e 7 são invertidos dos demais.

Confira o diagrama do conector e o guia de ligação dos fios:

Conexões Elétricas para Reboques, Carretas e Trailers - FAMIT

ISO 1724 – Normas para a instalação dos conexões elétricas para reboques rodoviários. Com conector 12N de 7 pinos para veículos com sistema de 12V

Veja as orientações da ISO 1724 sobre a ordenação, cores e dimensões do cabeamento elétrico:

Conexões Elétricas para Reboques, Carretas e Trailers - FAMIT

É importante ficar atento pois é bem comum o pino 3 (terminal terra) do conector 12N não ser utilizado nas instalações tanto da tomada do veículo quanto do reboque por alguns fabricantes, que costumam utilizar o aterramento que passa pelo acoplamento da esfera com a trava de engate. Esse erro costuma gerar problemas em trailers equipados freio elétrico onde é necessária alta corrente elétrica, trailers com lanternas LED que podem oscilar a luminosidade e também em conjuntos de acoplamento mais desgastado diminuindo o contato elétrico.


Acesse nosso portfólio completo de produtos: Clique aqui!

Siga a FAMIT nas Redes Sociais:
Facebook
Instagram
Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá! 👋
Em que podemos te ajudar?